Criatividade é nossa natureza


Viviane Martins

Artista Plástica e Arteterapeuta


Nós somos natureza. Na natureza nada é estático, tudo se transforma. Transformar é a nossa função junto à natureza. A capacidade de compreender o que existe a nossa volta, o querer e poder de transformá-los com nossa criatividade. Os homens são os únicos animais movidos por uma enigmática necessidade de transformar e transforma-se. ❖ Há 100 mil anos os homens de Neandertal, esculpiam pedras chatas; ❖ 40 mil anos, o Homo sapiens sapiens (humanos modernos), com suas pinturas rupestres em cavernas, de aproximadamente 000 a.C., na Idade do Gelo, com entalhes em ossos, partiram de uma existência simples para um talento artístico, pensamento abstrato com expressão de memória mítica.


O PROCESSO CRIATIVO


O processo criativo acontece dentro de nós passo a passo. É um processo pelo qual levantamos o véu do Jardim, o jardim frutífero que existe além de nossa autoimagem finita. Este processo prepara o caminho para harmonizar nossa consciência com as vibrações mais sutis que vêm do alto. Para ser criativo é necessário envolver a mente, o coração e o Ser como um todo.

❖ Luz, focalizar a consciência; ❖ Vida, aquilo que inicia a ação; ❖ Amor, a experiência mais bela e harmonizadora.


LUZ


A luz infunde em nós um panorama mais amplo de um conhecimento e uma liberdade cada vez maior. Ela que extrai das trevas da mente finita a luz, que cria um brilho na nossa aura individual e a clareza que vibra por todas as fibras de nosso ser, para elevar nossa consciência até os reinos da vida. A luz permite uma visão mais clara e assim perceber o milagre ao nosso redor.


VIDA

A ação ou vida, colocamos em ação o que recebemos da luz. É uma experiência gratificante e emocional, não estamos sempre conscientes de quão gratificante esta ação é, e muitas vezes nos distraímos, nos desencorajamos e, facilmente, sentimos medo. É muito importante que sejamos corajosos e firmes em nosso objetivo, precisamos de bom grado colocar em prática em nossas vidas o que recebemos. Por esse simples ato de receber expandimos nossa consciência para além de nós mesmos e nos tornamos livres e flexíveis. Agindo de boa vontade, recebemos vida, recebemos as recompensas por nossos esforços e somos abençoados. Nos tornamos trabalhadores na vida, prontos para ajudar o próximo, e sintonizados com as forças mais tênues e sutis da natureza. Mesmo num cenário aparentemente adormecido, as mudanças estão acontecendo a todo o momento. Uma semente precisa partir sua casca externa, ficando mais e mais exposta aos elementos que a cercam, para manifestar vida nova, nós também precisamos abrir a película de nossa razão objetiva, para ficarmos mais receptivos aos elementos que nos cercam para manifestarmos vida nova. Esse fluxo de energia está permanentemente aguardando para explodir. O nosso Ser, após estabelecer os dois processos de consciência e ação, luz e vida, está agora pronto a receber a infusão de amor, aquela força envolvente que mantém íntegro o tecido da realidade. Transcendemos o finito e o indefinido, e estamos prontos para nos transmutar na Luz.


AMOR

Com a experiência harmonizadora do Amor, estamos preparados para receber o Amor impessoal e universal. Um Amor que nos limpa e refresca em sua sabedoria, traz força e beleza. Este é o Amor Cósmico que sustenta e embeleza nosso templo interno. Por termos sido receptivos e ativos estamos, portanto, preparados para o passo da experiência. Usando as ferramentas da consciência, ação e experiência, somos capazes de manifestar Luz, Vida e Amor. A identidade distinta a que nos apegamos, o ‘Eu’ individual, se expandiu e se tornou um calor brilhante que evapora as trevas e irradia luz para dentro do nosso ser – um brilho como que de uma estrela -, um brilho impessoal de Amor. Desapegando-nos do que somos e abandonando conceitos estagnados, crescemos, dando e recebendo Amor na sua forma mais pura. Responder ao Amor Universal leva a uma realidade mais nova e mais plena, a uma vida totalmente vibrante. À medida que permitimos que o Amor Universal se manifeste através de nós. É verdadeiramente uma expressão do nosso amor pela Criação e do amor da Criação por nós. E também somos partícipes da Criação, permitindo que o Cósmico aja por nosso intermédio. Em primeiro lugar sendo receptivos, em segundo lugar pela ação e em terceiro lugar pela experiência. Sempre tivemos livre-arbítrio e sempre seremos capazes de fazer livremente a escolha de servirmos à humanidade e ao Deus Maior. A sabedoria, a beleza e a força infinitas serão abundantes em nossa vida se escolhermos criar – segundo nosso conceito mais alto de bondade – paz e harmonia universal.


PRINCÍPIOS BÁSICOS DA CRIATIVIDADE:

A criatividade é a ordem natural da vida. Vida é energia, pura energia criativa. Existe uma força criativa que habita em nós e em tudo que é vida. Quando nos abrimos para nossa criatividade, nos abrimos para a criatividade do criador dentro de nós e de nossas vidas. Nós próprios somos criação. E em contrapartida fomos feitos para dar continuidade a criatividade sendo criativos. A criatividade é uma dádiva que nos foi dada por Deus. Usar a nossa criatividade é a nossa dádiva a Deus. A recusa de ser criativo é um ato de vontade própria, que vai de encontro a nossa verdadeira natureza. Quando nos abrimos à inspiração da nossa criatividade nos abrimos a Deus, direção sistematicamente eficaz. Quando abrimos nosso canal criativo ao criador podemos esperar muitas mudanças poderosas, embora sutis. É seguro abrir nosso ser a criatividade cada vez maior. Nossos sonhos e anseios criativos vêm de uma fonte divina. À medida que caminhamos em direção aos nossos sonhos caminhamos em direção a nossa divindade.


AFIRMAÇÕES CRIATIVAS:

Eu sou um canal para a criatividade de Deus e meu trabalho visa o bem. Meus sonhos vêm de Deus. Deus tem o poder de realizá-los. Quando crio e ouço serei guiado. A criatividade é o que o criador deseja para mim. Minha criatividade cura a mim e aos outros. Posso alimentar meu artista interno através do uso de algumas ferramentas simples. Minha criatividade florescerá. Através do uso de minha criatividade eu sirvo a Deus. Minha criatividade sempre me leva a verdade e ao amor. Minha criatividade me leva ao perdão e ao auto perdão. Existe um plano divino de bondade para mim. Existe um plano divino de bondade para meu trabalho. Ao ouvir o criador interior sou conduzido. Ao ouvir minha criatividade sou conduzido ao criador. Estou disposta a criar. Estou disposta a aprender e a me permitir criar. Estou disposta a deixar que Deus crie através de mim. Estou disposta a servir através de minha criatividade. Estou disposta a experimentar minha energia criativa. Estou disposta a usar meus talentos criativos.



REFERÊNCIAS:


BENIADES. Elizabeth. O processo criativo passo a passo. Ordem Rosa Cruz. Texto para Reflexão, [2019?]. Disponível em: https://www.amorc.org.br/o-processo-criativo-passo-a-passo/. Acesso em: 1 jul. 2020.

REVISTA MEDITAÇÃO 19: Ser criativo. [S. l.], 26 ago. 2010. 1 vídeo (6 min). Publicado pelo canal Mirna Grzich. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BD9MDslpA7k. Acesso em: 1 jul. 2020.

WILSON, Colin. Atlas dos Lugares Sagrados: um guia ilustrado da localização, história e significado dos mais importantes sítios sagrados do mundo. São Paulo: Três, 1996.


Condomínio Premium Office

Av. Fernando Ferrari 1320 / Lj 18 - Mata da Praia

Vitória,ES - 29066-380

casagirasois@institutofenix.com

Cel: (27) 98877-4839

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone

Seg - Sex: 7:00 - 22:00

​​Sábado: 8:30 - 13:00

​Domingo: Fechado

*Estacionamento para clientes

*Acessibilidade para cadeirantes

Saúde e Beleza Integrativas